fbpx
Inicial / Blog / Warm Springs

Warm Springs

Warm Springs – Roosevelt, a doença e o consultor político Louis Howe

Filmado em dois meses, Warm Springs (2005) não é uma obra prima do cinema mundial. Feito para a TV americana, tecnicamente não é lá grandes coisas mas relata uma das partes mais importantes da história política mundial, a consolidação do caráter de Franklin Roosevelt e a capacidade de seu consultor político Louis Howe.

Muito inteligente e bem articulado, faltava ao futuro presidente motivação moral para se convencer a almejar a presidência, como insistia seu consultor político Louis Howe. Ao contrair a poliomielite não se conformou com sua impossibilidade de andar e não cessou a busca pela cura. Dos tratamentos convencionais aos alternativos, encontrou em Warm Springs em sua piscina de águas termais motivação empírica para a cura da poliomielite.

Não encontrou a cura, mas conseguiu avanços científicos significativos para o tratamento da doença. Seu empenho, obstinação e, após descobrir que o tratamento funcionava para muitos e não para si, caridade são alguns pontos que formam esta bela história de superação.

Durante este período, Louis Howe foi quem manteve o capital político de Roosevelt articulando nos bastidores do partido, escrevendo para imprensa em nome do político e capacitando, qualificando e inserindo a esposa do futuro presidente Eleanor em seguimentos políticos fundamentais para manter politicamente Roosevelt. Em 1932 quando era governador, transformou a casa de Warm Springs em museu chamada até hoje de “A pequena Casa Branca de Franklin Roosevelt”.

Louis Howe

No início do século XX, o EUA produziu um dos maiores consultores políticos da História, Louis Howe. Por meio de acasos, Howe que nasceu com muitos problemas de saúde em Indiana chegou até Nova Iorque após a falência de sua família. Em Saracuse Seu pai adquiriu o The Saratoga Sun onde Howe trabalhou por algum tempo até a falência, depois disso trabalhou muitos anos para o New York Herald como freelancer.

Em 1906, começou a cobrir a Assembleia Legislativa de Nova Iorque em Albany e no mesmo ano fora contratato por Thomas Mott Osborne e em seguida liderou uma campanha vitoriosa contra William Randolph Hearst. Ganhou notoriedade, mas ainda ficou dividindo sua carreira entre a política e o jornalismo. Howe deixou de trabalhar para Osborne e começou a procurar um novo trabalho, um novo político, compatível com seus objetivos. Roosevelt e Howe se conheceram numa entrevista para o Herald e desde então desenvolveram uma grande amizade que levou a uma grande aliança profissional até o final da vida de Howe.

Em 1912, Roosevelt concorria à reeleição do senado e ficou muito doente (febre tifoide) foi quando contratou Howe. Faltando seis semanas, o consultor político ficou pela primeira vez como o responsável público de Roosevelt. A campanha se destacou num esforço incomum naquela época, ele enviou cartas a todos os agricultores que sempre foram negligenciados nas campanhas eleitorais e comprometeu Roosevelt como defensor dos agricultores.

O resultado foi que Roosevelt se reelegeu com uma margem ainda maior de votos com relação a sua última campanha. Após este resultado, Roosevelt foi nomeado Ministro da Marinha e Howe seu chefe de gabinete. Um ano depois veio a poliomielite.

Após a superação da poliomielite e a eleição de Roosevalt governador, Howe articulou a indicação a presidente e as doações. Mesmo muito doente, com idas e vindas do hospital, coordenou a campanha de Roosevelt e foi nomeado chefe de gabinete da Casa Branca. Ele classificou seu trabalho para Roosevelt como “toe weights” ou “peso/equilíbrio nos dedos dos pés”. Teve um funeral com honras de Estado em 1936. E muitos dos erros de Roosevelt foram creditados à ausência de Howe.

Franklin Roosevelt

Após se formar em Harvard e Columbia e trabalhar em Wall Street, a sensação que o filme passa é que nada fora mais difícil de superar que a poliomielite. Saiu de Warm Springs para a política comum dos discursos mais importantes da história do EUA e que o filme relata muito bem. Após meses de convencimento, Howe e Eleanor convenceram Roosevelt a participar do encontro do Democratas que lançaria Alfred E. Smith candidato a presidente em 1924. O caminhar com seu filho James Roosevelt até o púlpito de discurso, a ovação da multidão e o sucesso do discurso do “guerreiro feliz” como ficou conhecido reinseriram Roosevelt na política nacional.

Roosevelt foi eleito governador de Nova Iorque em 1928 e em 1932 foi eleito presidente do EUA. Foi o único e provavelmente o único presidente com quatro mandatos, após a 22ª emenda. Foi o 32º presidente do EUA e enfrentou as crises mais graves da história do país, os efeitos da crise de 29 e a segunda guerra mundial.

Entre os seus maiores feitos estão o New Deal que foi o conjunto de programas para a recuperação da economia americana: investimento em infraestrutura, fim dos estoques agrícolas, controle de preços e estoques e diminuição da jornada de trabalho. A Segunda Guerra foi encerrada após um acordo feito em Yaia em 1945 com Churchill e Stalin.

Esteve no Brasil em duas oportunidades, em 1936 no Congresso Nacional e em 1943 em Natal visitando Getúlio Vargas construindo o acordo para o fim da Segunda Guerra. Só existem duas fotos de Roosevelt em cadeira de rodas e em sua homenagem foi construída uma estátua em Washington dele em cadeira de rodas.

22ª Emenda

1. Ninguém poderá eleito mais de duas vezes para o cargo de Presidente, e pessoa alguma que tenha sido Presidente, ou desempenhado o cargo de Presidente por mais de dois anos de um período para o qual outra pessoa tenha sido eleita Presidente, poderá ser eleita para o cargo de Presidente mais de uma vez. Mas esta emenda não se aplicará a qualquer pessoa no desempenho do cargo de Presidente na época em que esta emenda foi proposta pelo Congresso, e não poderá impedir qualquer pessoa, que seja Presidente, ou esteja desempenhando o cargo de Presidente, durante o período dentro do qual esta emenda entrar em vigor, de ser Presidente ou agir como Presidente durante o resto do período.

Frases de Franklin Rooseveld

É melhor morrer de pé do que viver de joelhos.

Os únicos limites das nossas realizações de amanhã são as nossas dúvidas e hesitações de hoje.

A única coisa que devemos temer é o próprio medo.

Quando você chegar no fim de sua corda, dê um nó e segure-se.

Um radical é um homem com os pés firmemente plantados no ar.

Os benefícios da instrução nunca são perdidos.

Homens não são prisioneiros do destino, mas sim de suas próprias mentes.

Eu lhe peço que me julgue pelos inimigos que fiz.

É melhor lançar-se à luta em busca do triunfo, mesmo expondo-se ao insucesso, do que ficar na fila dos pobres de espírito, que nem gozam muito nem sofrem muito, por viverem nessa penumbra cinzenta de não conhecer vitória e nem derrota.

Mais Informações

The Saratoga Sun – http://www.saratogasun.com

Centro de Reabilitação Warm Springs – www.rooseveltrehab.org

Pequena Casa Branca de Franklin Roosevelt – www.gastateparks.org/info/littlewhite


Sobre Juliano Sebastian

Consultor político, graduado em Comunicação Social e pós-graduado em História e Ciências Sociais. Gosto muito de samba, NFL, futebol, tecnologia e artes.