fbpx
Inicial / Blog / Sociedade Civil

Sociedade Civil

Sociedade civil é um conceito clássico da sociologia política, mas na atualidade ele tende a ser utilizado num modelo de divisão tripartite da realidade: Estado, mercado e sociedade civil.

Nessa perspectiva teórica, a sociedade civil, embora configure um campo composto por forças sociais heterogêneas, representando a multiplicidade e diversidade de segmentos sociais que compõem a sociedade, está preferencialmente relacionada à esfera da defesa da cidadania e suas respectivas formas de organizações em torno de interesses públicos e valores, incluindo-se o de gratuidade/altruísmo, distinguindo-se assim dos dois primeiros setores acima (Estado e mercado), que estão orientados, preferencialmente, pelas racionalidades do poder, da regulação e da economia.

É importante enfatizar, entretanto, que a sociedade civil nunca será isenta de relações e conflitos de poder, de disputas por hegemonia e de representações sociais e políticas diversificadas e antagônicas. Às vezes, também, a sociedade civil é tratada como sinônimo de “terceiro setor”, mas isso não é adequado e comporta certa ambiguidade. O termo “terceiro setor” tem sido empregado para denominar as organizações formais sem fins lucrativos e não-governamentais com interesse público. A sociedade civil inclui esse setor, mas também se refere à participação cidadã num sentido mais amplo. Pode-se, portanto, concluir que a sociedade civil é a representação de vários níveis de como os interesses e os valores da cidadania se organiza em cada sociedade, para encaminhamento de suas ações em prol de políticas sociais e públicas, protestos sociais, manifestações simbólicas e pressões políticas. Esses níveis ora são expressão de interesses mais restritos, mais específicos, mais particularizados ou localizados, ora referem-se a articulações de constelações mais amplas, mais universais ou mais globalizadas. Em ambos os casos, podemos nos referir à atuação da sociedade civil organizada.

Fragmentos do texto: Das ações coletivas às redes de movimentos sociais de Ilse Scherer-Warren.

Sobre Juliano Sebastian

Consultor político, graduado em Comunicação Social e pós-graduado em História e Ciências Sociais. Gosto muito de samba, NFL, futebol, tecnologia e artes.