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Análise da Propaganda Partidária Gratuita (PPG) do PEN – Janeiro/2013

PEN – Partido Ecológico Nacional
Dia 10 de janeiro de 2013
Número: 51
Fundação: 19 de junho de 2012
Presidente: Adílson Barroso
Site: http://www.pen51.org.br
Duração: 05 (cinco) minutos

No primeiro programa do partido, o PEN decidiu por fazer uma apresentação das suas bandeiras de forma pragmática. O partido que nasceu sob o argumento ecológico, já se transforma em partido do desenvolvimento sustentável. Talvez pela maior audiência da formação da REDE neste momento pela ex-senadora Marina Silva, o PEN se esforça para comunicar primeiro as bandeiras que Marina deverá apresentar como inovadoras nas próximas eleições presidenciais.

Uma voz feminina e jovem narra o programa que misturam no clipe texto e imagens sobre natureza, economia e cotidiano gerando nesta mistura desastres naturais e más condições humanas. Segundo o PEN isto é fruto apenas de irresponsabilidades político-administrativas e a organização no partido promete ir de encontro com este descaso.

Além do mote da sustentabilidade em voga tanto pela administração contemporânea e o marketing social quanto pela atual conjuntura política nacional, o pragmatismo do PEN tem tons moderados, mostra o seu tamanho nacional e chama outras lideranças políticas a disputarem as eleições no partido afirmando que será necessário um número baixo de votos para se eleger no partido nos estados. Ficou apenas a dúvida apresentada pela liderança do Paraná, onde diz que o partido defende a mudança do Código Penal sob a ótica da defesa da família e este é o recorte da bancada evangélica. Fica então a dúvida neste ponto do programa que ainda chama mulheres e jovens a protagonizarem a política eleitoral.

Sobre Juliano Sebastian

Consultor político, graduado em Comunicação Social e pós-graduado em História e Ciências Sociais. Gosto muito de samba, NFL, futebol, tecnologia e artes.