fbpx
Inicial / Artigos / O que o político precisa fazer para atingir seus objetivos?

O que o político precisa fazer para atingir seus objetivos?

Segundo David R. Mayhew no artigo “Congress: The Electoral Connection” de 1974, os políticos têm como objetivo pessoal à manutenção do poder e para tal o sucesso eleitoral é a finalidade, seja para se reeleger ou eleger aliados ou membros do seu partido.
O personalismo seria uma consequência previsível, porém, no caso brasileiro, pela propaganda política nos meios de comunicação ser exclusivamente de propriedade dos partidos, os interesses do político (particulares) precisam ser equalizados com os do partido ou o de outros políticos.

Advertising, credit-claiming e position taking

  1. Advertising consiste na publicidade do político no sentido particular, solto de um coletivo, destacando valores éticos, morais e técnicos a partir das suas práticas políticas.
    E assim investe na personalização da sua imagem política de sucesso e retidão, descolado de partidários, para ser reconhecido isoladamente pelos eleitores.
  1. Credit-claiming seria o ato de reivindicar a atuação representativa nos espaços políticos em benefício de indivíduos ou grupos.
    Estas políticas distributivistas são divididas em case-works e pork barrel.
    A primeira está mais relacionada ao estar presente junto aos seus eleitores em atividades de mandatos estando próximo e entendendo com maior propriedade os interesses destes.
    Enquanto o pork barrel seria a produção de leis e influência nos poderes a fim de mediar os interesses e vontades dos seus eleitores.  
  1. A última ação parlamentar seria o position taking que consiste no posicionamento sobre temas e o reconhecimento/impacto deste posicionamento.

 

Sobre Juliano Sebastian

Consultor político, graduado em Comunicação Social e pós-graduado em História e Ciências Sociais. Gosto muito de samba, NFL, futebol, tecnologia e artes.