O que é Marketing Político?
A partir do pressuposto de que a política é a disputa pelo poder, conquistar, manter e expandir são os objetivos desta guerra permanente. O Marketing Político é a observação do comportamento da opinião pública, aliados e adversários por um período determinado ou indeterminado período com a finalidade de adequar a imagem e o posicionamento de um ente político no seu respectivo ambiente a partir de estratégias e táticas aplicadas aos canais de comunicação e relacionamento.
O Marketing Político, diferente do Marketing Eleitoral, é atemporal pode e deve ser aplicado durante todo período de um mandato (legislativo/executivo), gestão executiva (secretarias/autarquias/sociedade civil) em busca o melhor rendimento do político ou instituição.
O ciclo das atividades de Marketing Político é composto por:
1 – Pesquisa;
2 – Estratégias e táticas de imagem e posicionamento;
3 – Canais de comunicação e relacionamento.
A pesquisa afere as demais atividades do Marketing Político e monitora a opinião pública e os adversários.
As estratégias e táticas de imagem e posicionamento são mantidas atualizadas e adequadas de acordo com as pesquisas e a realidade política e econômica do político.
As ações promovidas pelos canais de comunicação e relacionamento têm formatos, intensidades, momentos, espaços e seguimentos definidos de acordo com as estratégias e táticas de imagem e posicionamento otimizando recursos de toda ordem.
Os esforços para a conquista, a fidelização e a ampliação são feitos com maior eficácia e eficiência. É possível afirmar que Marketing Político é uma economia de recursos financeiros, humanos e políticos.
A quem se aplica o Marketing Político?
Partidos políticos, instituições e a todos que já estão na disputa política ou querem entrar nesta disputa.
Quando se aplica o Marketing Político?
A efetividade do Marketing Político está relacionado também ao tempo. Por tanto, quanto maior o tempo entre o começo das atividades dos serviços de Marketing Político e o começo da disputa do cargo pretenso melhor são os resultados e menores são os custos.
A redução de custos e riscos de campanha é ainda maior.
Como se aplica o Marketing Político?
Existe o planejamento de marketing político ideal e o viável. A realidade do político sempre é prioridade. Por tanto, há diferentes formas de pesquisas, de estratégias e táticas e uma diversidade muito grande de combinações de canais de comunicação e relacionamento. De consultorias para assessoria de imprensa a chefia de gabinete, diretamente com o político, Marketing de Governo e Marketing de Mandato e etc.
Entre em contato!