fbpx
Inicial / Blog / O que é Marketing Político?

O que é Marketing Político?

O que é Marketing Político?

A partir do pressuposto de que a política é a disputa pelo poder, conquistar, manter e expandir são os objetivos desta guerra permanente. O Marketing Político é a observação do comportamento da opinião pública, aliados e adversários por um período determinado ou indeterminado período com a finalidade de adequar a imagem e o posicionamento de um ente político no seu respectivo ambiente a partir de estratégias e táticas aplicadas aos canais de comunicação e relacionamento.

O Marketing Político, diferente do Marketing Eleitoral, é atemporal pode e deve ser aplicado durante todo período de um mandato (legislativo/executivo), gestão executiva (secretarias/autarquias/sociedade civil) em busca o melhor rendimento do político ou instituição.

O ciclo das atividades de Marketing Político é composto por:

1 – Pesquisa;

2 – Estratégias e táticas de imagem e posicionamento;

3 – Canais de comunicação e relacionamento.

A pesquisa afere as demais atividades do Marketing Político e monitora a opinião pública e os adversários.

As estratégias e táticas de imagem e posicionamento são mantidas atualizadas e adequadas de acordo com as pesquisas e a realidade política e econômica do político.

As ações promovidas pelos canais de comunicação e relacionamento têm formatos, intensidades, momentos, espaços e seguimentos definidos de acordo com as estratégias e táticas de imagem e posicionamento otimizando recursos de toda ordem.

Os esforços para a conquista, a fidelização e a ampliação são feitos com maior eficácia e eficiência. É possível afirmar que Marketing Político é uma economia de recursos financeiros, humanos e políticos.

A quem se aplica o Marketing Político?

Partidos políticos, instituições e a todos que já estão na disputa política ou querem entrar nesta disputa.

Quando se aplica o Marketing Político?

A efetividade do Marketing Político está relacionado também ao tempo. Por tanto, quanto maior o tempo entre o começo das atividades dos serviços de Marketing Político e o começo da disputa do cargo pretenso melhor são os resultados e menores são os custos.

A redução de custos e riscos de campanha é ainda maior.

Como se aplica o Marketing Político?

Existe o planejamento de marketing político ideal e o viável. A realidade do político sempre é prioridade. Por tanto, há diferentes formas de pesquisas, de estratégias e táticas e uma diversidade muito grande de combinações de canais de comunicação e relacionamento. De consultorias para assessoria de imprensa a chefia de gabinete, diretamente com o político, Marketing de Governo e Marketing de Mandato e etc.

 

Entre em contato!

Sobre Juliano Sebastian

Consultor político, graduado em Comunicação Social e pós-graduado em História e Ciências Sociais. Gosto muito de samba, NFL, futebol, tecnologia e artes.