fbpx
Inicial / Blog / O que é Marketing Eleitoral?

O que é Marketing Eleitoral?

Diferentemente do Marketing Político, o Marketing Eleitoral é o conjunto de técnicas exclusivas para a conquista do voto. Partindo do pressuposto de que a opinião pública está formada e o curto período eleitoral é insuficiente para modificá-la, o Marketing Eleitoral planta suas bases na análise do universo eleitoral e do candidato.

Fato é que os eleitores são comparados aos consumidores no Marketing Político. A decisão de compra é substituída pela decisão do voto. Sendo assim, acredita-se que, quando se chega ao período eleitoral, a população já está predisposta a decidir seu voto de uma determinada forma. É por isso que para o período eleitoral são necessárias algumas mudanças para viabilizar a vitória do político.

Ao candidato é proposto um conjunto de ações e organização baseado em pesquisa e técnicas de Marketing Político para melhor harmonização do candidato ao cenário eleitoral. Imagem e posicionamento são adequados sem que se perca a autenticidade e a legitimidade do candidato.

Não existe fórmula para Marketing Político e Marketing Eleitoral, há um conjunto de técnicas e estratégias disponíveis e adequadas para determinados cenários e efeitos.

 

Etapas comuns ao Marketing Eleitoral*

Pesquisa e conjuntura

Planejamento

Formatação: posicionamento e imagem, política e administrativa.

Lançamento

Consolidação e verificação

Reta final (10 dias finais)

*As etapas podem ser reconsideradas de acordo com o resultado das verificações.

 

Entre em contato!

Sobre Juliano Sebastian

Consultor político, graduado em Comunicação Social e pós-graduado em História e Ciências Sociais. Gosto muito de samba, NFL, futebol, tecnologia e artes.