Diferentemente do Marketing Político, o Marketing Eleitoral é o conjunto de técnicas exclusivas para a conquista do voto. Partindo do pressuposto de que a opinião pública está formada e o curto período eleitoral é insuficiente para modificá-la, o Marketing Eleitoral planta suas bases na análise do universo eleitoral e do candidato.
Fato é que os eleitores são comparados aos consumidores no Marketing Político. A decisão de compra é substituída pela decisão do voto. Sendo assim, acredita-se que, quando se chega ao período eleitoral, a população já está predisposta a decidir seu voto de uma determinada forma. É por isso que para o período eleitoral são necessárias algumas mudanças para viabilizar a vitória do político.
Ao candidato é proposto um conjunto de ações e organização baseado em pesquisa e técnicas de Marketing Político para melhor harmonização do candidato ao cenário eleitoral. Imagem e posicionamento são adequados sem que se perca a autenticidade e a legitimidade do candidato.
Não existe fórmula para Marketing Político e Marketing Eleitoral, há um conjunto de técnicas e estratégias disponíveis e adequadas para determinados cenários e efeitos.
Etapas comuns ao Marketing Eleitoral*
Pesquisa e conjuntura
Planejamento
Formatação: posicionamento e imagem, política e administrativa.
Lançamento
Consolidação e verificação
Reta final (10 dias finais)
*As etapas podem ser reconsideradas de acordo com o resultado das verificações.
Entre em contato!