fbpx
Inicial / Artigos / Novas Formas de Mediação Social

Novas Formas de Mediação Social

Novas Formas de Mediação Social: o dispositivo estético-discursivo João Buracão na construção de novos estados mentais coletivos

*Artigo apresentado por mim e minha amiga Karla Marinho em tempos de UERJ.

Resumo

Este artigo busca analisar um fenômeno recente de mediação social surgido no cenário carioca e que ganhou projeção nacional, o boneco João Buracão. Promovido pela mídia e pela participação popular, João Buracão tornou-se estratégia de denúncia de problemas cotidianos da cidade. O personagem crítico e bem-humorado se apresenta como mecanismo de mediação, interação e produção social de sentido e ao mesmo tempo ilustra a crise dos modelos de representação política e social tradicionais como partidos, sindicatos e associações no momento atual. A hipótese é que este fenômeno de mediação constitui um dispositivo estético-discursivo que propicia a reintrodução de cidadãos comuns na ágora pública, possibilitando uma experiência de construção de novas formas de ação coletiva e, por conseguinte, de imersão destes na tomada de decisão e deliberação de ações políticas.

Artigo completo: http://www.intercom.org.br/papers/nacionais/2009/resumos/R4-0969-1.pdf

Sobre Juliano Sebastian

Consultor político, graduado em Comunicação Social e pós-graduado em História e Ciências Sociais. Gosto muito de samba, NFL, futebol, tecnologia e artes.