fbpx
Inicial / Blog / Eleições EUA 2012: Terceiro e último debate

Eleições EUA 2012: Terceiro e último debate

Após um primeiro debate onde o presidente Barack Obama não esteve nem perto de ser o hábil político que é e um segundo debate onde que o presidente entrou para neutralizar os efeitos deste primeiro debate, o último dos três debates foi dominado basicamente pelas expectativas republicanas de produzir um novo fato. Que o comportamento atípico de Obama no primeiro debate se repetisse, mas que desta vez Romney e equipe estivessem preparados para aproveitar a oportunidade perdida.

Romney investiu todas as fichas numa fragilidade de liderança de Obama. Assuntos de política internacional e crises enraizadas pelo modelo econômico americano fossem levar Obama a posições desfavoráveis. A equipe de Obama, sempre à frente da de Romney, previu todo o script do debate para Obama que pode adiantar assuntos os quais poderia perder o controle dentro do debate e se posicionou diante dos desafios ainda não superados como o responsável pelo simples fato de que um líder não teme seus desafios.

A sensação é de que Romney perdeu uma grande oportunidade no primeiro debate e cavalo selado não se perde. E Obama pode não ter um gabinete brilhante na Casa Branca, mas tem uma equipe de campanha que conduz uma eleição como bem entende. O tracking da CNN sobre o debate: Obama 48% contra 40% de Romney.

Sobre Juliano Sebastian

Consultor político, graduado em Comunicação Social e pós-graduado em História e Ciências Sociais. Gosto muito de samba, NFL, futebol, tecnologia e artes.