fbpx
Inicial / Artigos / Conheça os tipos de partidos políticos
Saiba como são classificados os partidos políticos
Saiba como são classificados os partidos políticos

Conheça os tipos de partidos políticos

Os partidos políticos são peças-chaves de qualquer projeto político. Não há eleição sem passar por eles. Uma das tarefas mais importantes na política é a seleção e a relação com o partido político. Por isso vamos falar bastante sobre partidos políticos aqui no nosso espaço. É possível classificar os partidos de muitas formas. Vamos falar neste artigo sobre os tipos de partidos políticos de quadros, massas, cath-all e cartel.

Partidos de quadros 

“Trata-se de reunir pessoas ilustres, para preparar eleições, conduzí-las e manter contato com os candidatos. Pessoas influentes, de início, cujo nome, prestígio ou brilho servirão de caução ao candidato e lhe garantirão votos: a seguir, pessoas ilustres como técnicos, que conhecem a arte de manejar os eleitores e de organizar uma campanha; enfim, pessoas notáveis financeiramente que contribuem com o fator essencial: o dinheiro” (Duverger, 1980). 

Os partidos de quadro buscam membros que:

  1. Financiem suas próprias campanhas.
  2. Que contribuam tecnicamente na organização das eleições.
Partido de massas

“os partidos de massas correspondem aos partidos alicerçados nas seções, mais centralizados e mais fortemente articulados” (Duverger, 1980)

“os partidos de massas caracterizam-se pela atração que exercem sobre o público: um público pagante, que permite à campanha eleitoral escapar às servidões capitalistas, junto a um público que ouve e que age, que recebe uma educação política e aprende o meio de intervir na vida do Estado” (Duverger, 1980). 

 

Os partidos de massa buscam enquadrar e treinar membros que desejam participar mais ativamente da política e assim recrutar mais pessoas e viabilizar por si o financiamento da sua participação eleitoral tanto como partido quanto de seus candidatos.

Partidos Catch-all

Estes partidos se constituem a partir de mudanças históricas motivadas principalmente pela sua sobrevivência na disputa eleitoral.
Principais mudanças:
  1. Perda da ideologia de fundação e ajuste aos temas centrais de momento da opinião pública
  2. Influência de grupos de interesse sobre o partido
  3. Diluição do papel representativo e aumento dos aspectos processuais
  4. Fortalecimento de líderes
  5. Volatilidade eleitoral
Partidos Cartel

Assim como o cath-all, as eleições passam a ser a prioridade do partido, porém de maneira mais acentuada com foco na ocupação de cargos nos governos. Afastando compromissos fortes com eleitorados e partidários especializados. Substituindo por profissionais de campanhas e compromissos pontuais com eleitorado mediado por organizações civis e grupos de interesses. Diminuindo os conflitos internos partidários e aumentando os conflitos entre líderes e mandatários.
Fonte: Maurice Duverger em Os Partidos Políticos de 1980.

Sobre Juliano Sebastian

Consultor político, graduado em Comunicação Social e pós-graduado em História e Ciências Sociais. Gosto muito de samba, NFL, futebol, tecnologia e artes.