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O que esperar dos Programas Nacionais de Propaganda Partidária Gratuita em 2016?

Este ano de 2016 para os Programas Nacionais de Propaganda Partidária Gratuita (PPG) promete ser um dos mais importantes diante do cenário de incerteza provocado pelas mudanças tanto das regras eleitorais quanto o volume de recurso financeiro envolvido que agora passou a ser de conhecimento da maioria com maior detalhamento.

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Campanhas Municipais 2016: novo cenário para o Marketing Político e Eleitoral

A espiral da insatisfação com o sistema político evidenciada principalmente a partir das jornadas de junho de 2013 coloca as velhas técnicas de conquista do voto nas eleições em xeque. Aumenta-se a complexidade das ideias em disputa, partidos e candidatos catch-all são cada vez mais improváveis, período eleitoral reduzido, fim do financiamento pelas empresas, apatia dos eleitores generalizada e motivações particulares cada vez mais determinantes para a conquista do voto. Este é um cenário bastante promissor para os profissionais de marketing político e eleitoral.

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PPG – Programas Nacionais de 2016

Em tempos de democracia participativa, a maioria dos partidos políticos brasileiros sofre de representação e participação. Suas estruturas não reproduzem a democracia participativa e o processo democrático no interior deles é basicamente para eleger suas direções, um elitismo democrático partidário. Certamente esse problema estrutural dos partidos brasileiros é apenas uma face da gama extensa de problemas que vão da ordem moral e ética à técnica. Atemo-nos ao problema técnico, a propaganda partidária é uma excelente ferramenta de marketing político.

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Análise da Propaganda Partidária Gratuita (PPG) PT – Maio/2015

O PT seguiu nos últimos anos um roteiro básico nos seus programas nacionais de PPG. Destacaram no período do primeiro governo Dilma (2011-2014), a partir dos êxitos do governo federal, como funciona o petismo em toda parte do Brasil. O petismo seria uma espécie de atalho cognitivo que reúne as três premissas que reformaram o PT antes de vencer as eleições presidenciais em 2002: combate às desigualdades sociais e à fome, busca pela autonomia política e econômica num contexto internacional e fortalecimento da democracia representativa participativa (SEBASTIAN, 2015).

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Análise da Propaganda Partidária Gratuita (PPG) PSDB – Maio/2015

Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB) →Presidente: Aécio Neves Dia de veiculação: dia 19 de maio de 2015. O PSDB segue a mesma estratégia discursiva do PT (que veiculou seu PPG este mês de maio) que se debruça sobre o inimigo ...

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