fbpx
Inicial / Teoria / Ciência Política / Advertising, credit-claiming e position taking

Advertising, credit-claiming e position taking

Pegando carona em Arnold (1990) e Meyhew (1971), sem delongas, trilharemos pelo entendimento de que os políticos têm como objetivo pessoal à manutenção do poder e para tal o sucesso eleitoral é a finalidade, seja para se reeleger ou eleger aliados ou membros do seu partido. O personalismo seria uma consequência previsível, porém, no caso brasileiro, pela propaganda política nos meios de comunicação ser exclusivamente de propriedade dos partidos os interesses do político (particulares) precisam ser equalizados com os do partido ou o de outros políticos.

Mayhew separa em três categorias as atividades desses políticos, no caso do seu estudo parlamentares: advertising, credit-claiming e position taking. Advertising consistiria na publicidade do político no sentido particular, solto de um coletivo, em que se destaca valores éticos, morais e técnicos a partir das suas práticas políticas investindo na personalização da sua imagem política de sucesso e retidão a ser reconhecido assim pelos eleitores. O credit-claiming seria o ato de reivindicar a atuação representativa nos espaços políticos em benefício de indivíduos ou grupos. Estas políticas distributivistas são divididas em case-works e pork barrel, sendo a primeira mais relacionada ao estar presente junto aos seus eleitores em atividades de mandatos estando próximo e entendendo com maior propriedade os interesses destes. Enquanto o pork barrel seria a produção de leis e influência nos poderes a fim de mediar os interesses e vontades dos seus eleitores. A última ação parlamentar seria o position taking que consiste no posicionamento sobre temas e o reconhecimento/impacto deste posicionamento.

Referências

ARNOLD, R. D. Strategies for coalition leaders, 1990.

MAYHEW, D. R. Congress: the electoral connection, 1971.

Sobre Juliano Sebastian

Consultor político, graduado em Comunicação Social e pós-graduado em História e Ciências Sociais. Gosto muito de samba, NFL, futebol, tecnologia e artes.