Antes de mais nada, é preciso deixar claro que o mais importante é ter uma marca e não um logo. A concepção de um logo é parte de um processo maior e mais complexo: branding. Esclarecido isto, vamos aos pontos fundamentais na criação de um logo.
30 toques
- Exija um brieffing.
- Pesquise.
- Busque compreender como o público alvo do logo vai olhá-lo.
- Evite usar mais de três cores.
- Use apenas o que for essencial.
- Use letras e símbolo de fácil leitura.
- Use no máximo duas fontes.
- Varie a disposição do logotipo horizontal e verticalmente.
- Varie a composição do logotipo com e sem símbolo e slogan.
- Use apenas uma destas disposições do logo.
- A disposição padrão dos logos é em num quadrado ou retângulo horizontal.
- Nunca deforme (tire da proporção) o logo.
- Pergunte e ouça o que as pessoas acham.
- O logo precisa ficar bom em preto e branco, com um bom contraste.
- Verificar se o logo fica legível quando invertido ou espelhado.
- Não surfe em tendências de design temporais, um logo deve ser atemporal.
- Evite efeitos especiais.
- Nunca use fotografia.
- Evite detalhes que compliquem a leitura.
- Um logo precisa ter boa leitura faça chuva, faça sol. Pense em tudo, no dia e na noite, no alto e no baixo e por aí vai.
- Precisa refletir os objetivos brifados.
- Alinhe os elementos do logo.
- Precisa ser versátil.
- Um logo pronto transmite a sensação de completo. Não algo que você sinta que “falta algo”.
- Símbolos são uma raridade nos logos políticos, os nomes devem ser memoráveis.
- Todos precisam de logotipo.
- Não use muitas cores.
- Todos precisam gostar do logotipo e não o candidato ou sua equipe.
- Priorize simplicidade e equilíbrio.
- O logo deve ser de fácil lembrança e descrição, memorável.
“A simplicidade é o último grau de sofisticação”
(Leonardo da Vinci)